Com bom humor, campanha criada pela AKQA Casa reforça o papel dos benefícios na atração e retenção de talentos e destaca a força da Caju no mercado de RH
Zeca Pagodinho em uma entrevista de emprego?
A cena, improvável para os fãs do cantor, é o ponto de partida da nova campanha da Caju, empresa de soluções para RH que vai de benefícios corporativos à gestão de pessoas. Batizada de “Benefícios que dão vontade de ser CLT”, a ação traz Zeca Pagodinho como protagonista em uma situação inusitada: participando de uma entrevista de emprego formal, movido pela vontade de garantir um pacote de benefícios oferecidos pela Caju.
Criada pela AKQA Casa, a campanha usa o humor e o carisma do artista para falar de um tema cada vez mais estratégico no ambiente corporativo — a importância dos benefícios na atração e retenção de talentos.
De uma entrevista com Jô Soares ao mundo corporativo
A escolha de Zeca tem origem em uma entrevista concedida ao Programa do Jô, em 1995, quando o cantor afirmou que a pior coisa que fez na vida foi trabalhar. A frase icônica inspirou o conceito da campanha.
“É engraçado porque ele trabalha muito como artista, é muito famoso e ainda faz shows, além de ser relevante e amado pela maioria dos brasileiros. Ao mesmo tempo, hoje existe uma onda de influenciadores e famosos voltando para o regime CLT e, em paralelo, uma geração que diz não querer esse modelo. Combinando esses elementos, criamos uma narrativa de puro humor, onde Zeca, o artista famoso com currículo incrível que não gostava de trabalhar, agora quer ser CLT para ter seus benefícios da Caju”, explica Zachary Fox, CMO da Caju.
Benefícios que geram engajamento e retenção
Mais do que uma peça publicitária, a campanha destaca o papel estratégico dos benefícios corporativos para empresas e colaboradores. Segundo levantamento interno da Caju, 80% das empresas que utilizam os benefícios da marca relatam retorno positivo na atração e retenção de talentos.
“Falando com clientes e colaboradores, ouvimos inúmeras histórias de amor e conexão que eles sentem pela Caju, inclusive em postagens espontâneas nas redes sociais. As pessoas se sentem emocionalmente ligadas à marca, e essa é a essência de um bom trabalho de branding. Essa campanha conecta esse lado emocional ao prático, mostrando que ter Caju pode deixar as pessoas mais engajadas com o trabalho”, afirma Eduardo del Giglio, CEO da Caju.
Humor e cultura brasileira para falar de negócios
A presença de Zeca Pagodinho simboliza a leveza e o tom bem-humorado que a Caju quer imprimir em sua comunicação com o público corporativo.
“Nessa campanha, mostramos como a escolha dos benefícios pode influenciar positivamente a estratégia das empresas, já que eles facilitam o dia a dia dos colaboradores e fortalecem o RH. Investir em benefícios significa investir em pessoas e, consequentemente, no crescimento sustentável dos negócios”, reforça Giglio.
Fox complementa: “Trazer o Zeca para esse diálogo é usar a força da cultura brasileira para tratar de um tema central para as empresas de forma leve e bem-humorada. Os profissionais de RH vivem sobrecarregados com demandas diárias, e queríamos que eles entendessem nossa proposta de valor de forma descontraída. Conseguimos fazer algo único: trazer sabor para um mercado que, muitas vezes, é visto como um mar sem sal.”
Um mercado bilionário e em transformação
O segmento de benefícios corporativos movimenta mais de R$ 150 bilhões por ano no Brasil e vem passando por transformações importantes, especialmente após as atualizações do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
A Caju já atende 55 mil clientes e mais de 1 milhão de usuários ativos, consolidando-se como uma das principais referências no setor de tecnologia para RH.
O cantor que virou influenciador CLT
Com seu estilo irreverente, Zeca Pagodinho dá vida à mensagem central da campanha, representando milhões de brasileiros que reconhecem o valor de um emprego formal e dos benefícios associados.
“Quando eu ouvi a proposta da Caju eu pensei: isso é a minha cara, tem tudo a ver comigo. Eu sempre disse que a pior coisa que fiz na vida foi trabalhar, né? Mas parece que o mercado de trabalho está mudando. Com tantos benefícios bacanas e flexibilidade, realmente dá vontade de ser CLT”, brinca o cantor.
A iniciativa surge em um momento de alta no emprego formal no país. Segundo o Novo Caged, o Brasil ultrapassou 1 milhão de novas vagas com carteira assinada apenas nos cinco primeiros meses de 2025, atingindo o maior nível da série histórica, com 48,2 milhões de vínculos formais.
Portfólio em expansão e inovação no RH
A campanha “Benefícios que dão vontade de ser CLT” chega em um momento de expansão para a Caju. Recentemente, a empresa lançou o Hub de Benefícios, plataforma que centraliza em um único ambiente a contratação, gestão e governança de pacotes corporativos, simplificando processos e aumentando a autonomia dos colaboradores.
Além do Hub, o portfólio da Caju inclui o cartão com nove categorias — emitido em arranjo aberto com bandeira Visa, aceito em mais de 12 milhões de estabelecimentos no Brasil — e soluções voltadas para bem-estar, saúde e programas de premiação.
A combinação dessas ferramentas reforça o posicionamento da Caju como parceira estratégica do RH, promovendo uma gestão mais eficiente e uma experiência mais humana no ambiente de trabalho.
Criatividade e estratégia
Para a agência AKQA Casa, responsável pela criação da campanha, o projeto une criatividade e sensibilidade para dialogar com os desafios contemporâneos do mercado de trabalho.
“No cenário atual, em que as pessoas buscam uma vida que caiba no emprego, e não o contrário, a campanha mostra que a criatividade, quando alinhada a um profundo entendimento do mercado, pode resolver desafios complexos de negócio”, avalia Felipe Petroni, Group Creative Director da AKQA Casa.













